Como o sol pode estragar uma campanha de Google Adwords
O Verão está quase quase a chegar, embora não pareça! O sol continua a brincar às escondidas e o tempo incerto torna-se um problema para quem quer programar as suas campanhas de Google Adwords.
Problema?
Mas desde quando o estado do tempo está relacionado com campanhas digitais?
O perfil do cybernauta mudou nos últimos anos. Antigamente usávamos maioritariamente o computador para navegar pela web. Mas a chegada dos tablets e smartphones mudaram as regras do jogo. Hoje podemos aceder à Internet em qualquer lugar, num shopping, na auto-estrada, na praia…
Se nos meses de Inverno é mais espectável que se aceda à Internet a partir de casa, com a chegada do Verão, o tempo quente e os dias mais longos, é normal que estejamos mais tempo na rua e usemos os smartphones para estar online.
Agora, imagine que é o proprietário de um restaurante à beira-mar em Paço de Arcos, (praticamente nosso vizinho).
Depois de uns meses difíceis a abertura da época balnear deixa-o na expectativa de ter uns meses de Verão mais rentáveis. Assim, resolve apostar numa campanha de Google Adwords altamente segmentada para o início da época balnear. Para que logo no primeiro fim-de-semana possa ter a casa cheia.
Define um orçamento, define a sua campanha para a região de Oeiras/Paço de Arcos e arredores, como está à espera do bom tempo até define que os anúncios deverão aparecer essencialmente em smartphones, para “agarrar os clientes que estão na rua à procura de local para almoçar”.
Está tudo pronto e a campanha é lançada, só que o sol esconde-se e todo o trabalho a configurar a campanha e o investimento feito ao longo da semana é perdido.
O Google Adwords tem funcionalidades fantásticas para segmentar campanhas de acordo com as suas necessidades, só não consegue ainda filtrar campanhas segundo o estado do tempo.
Algumas opções de segmentação para configurar as campanhas de Google Adwords que devia conhecer:
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Segmentação Geográfica.
País, cidade, região é possível ser bastante pormenorizado e definir especificamente onde (geográficamente) queremos que a nossa campanha apareça.
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Idioma.
Podemos definir campanhas de acordo com o idioma do utilizador. O que é perfeito para negócios ligados ao turismo ou internacionais, podendo criar uma comunicação em português e outra em inglês, francês… tendo em conta o target.
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Altura do dia.
Suponhamos que o seu restaurante dá imensos almoços por estar rodeado de empresas, mas os jantares são muito poucos, porque não criar uma campanha apenas para as últimas horas da tarde antes da hora de jantar para divulgar uma promoção. Pode perfeitamente fazê-lo escolhendo as melhores horas para divulgar os seus anúncios.
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Dispositivos.
O comportamento do utilizador ao computador e no smartphone é diferente, o Google Adwords permite-lhe apresentar diferentes anúncios consoante o público-alvo esteja num dispositivo móvel ou noutro.
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Extensões.
Os anúncios não têm de se limitar apenas ao copy, pode aproveitar para acrescentar extenções como a localização do seu restaurante no Google Maps, o horário do seu estabelecimento, ou links específicos para diferentes áreas do seu site oficial ou até o número de contacto para reservas.
Precisa de ajuda a criar a sua campanha de Google Adwords? Se deseja promover o seu negócio com uma campanha de Google Adwords nós podemos ajudá-lo.