Dicas para melhorar a gestão de uma página no Facebook

Publicado por Bruno Saraiva em 11 de Abril de 2013

Gestão de Facebook

 

95% dos portugueses que utilizam redes sociais têm uma conta no Facebook! (dados do grupo Marktest – “Os Portugueses e as Redes Sociais“)

É um número impressionante, ainda para mais se a isto juntarmos o facto de que, segundo o mesmo estudo, 62 % dos portugueses no Facebook admite seguir as suas marcas preferidas nesta rede social. 

Assim sendo, ter uma boa presença no Facebook é importante e embora muitos pensem que é fácil criar e gerir uma página de Facebook, existem sempre pequenos truques úteis que nem todos conhecem.

 

Aqui fica uma pequena checklist de ideias a seguir para melhorar o desempenho de uma página de Facebook.

 

  • Alterar o URL da página no Facebook  

 

Se existe a possibilidade de personalizar o link porque não o fazer?

Seria melhor ter um link assim:

https://www.facebook.com/pages/sadwere45sd57f

 ou assim:

 https://www.facebook.com/transglobaladvancednewmedia

 

Para alterar o URL da página no Facebook é preciso ter, no minímo, 25 likes na página. Cumprido este primeiro requisito, escolher um username fácil de decorar e ir a Editar Página > Actualizar Informação Pública > Nome de utilizador

 

  • Utilizar aplicações Facebook 

 

Tabs Facebook

 

Mesmo por baixo da grande foto do Timeline encontram-se as Aplicações do Facebook, por defeito as novas páginas já trazem algumas aplicações como os likes, as fotos, notas, vídeos, eventos… Mas é sempre possível adicionar mais algumas e até alterar a sua posição ou imagens de destaque. 

 

Uma tab com uma landing page descritiva da sua empresa ou uma tab com um passatempo, subscrição de newsletter ou formulário de contacto são boas iniciativas para interagir com os fãs e potenciar ainda mais a sua página. A Transglobal disponibiliza um conjunto de serviços para que possa criar passatempos no Facebook e outro tipo de aplicações personalizadas para a sua página. 

 

  •  Marcos 

 

Marcos

 

Uma data especial merece ser celebrada. Adicione marcos históricos sobre momentos cruciais da sua empresa e conte de forma criativa a sua história. Aposte em textos simples e em boas imagens aproveitando todo o destaque que esta funcionalidade oferece. 

 

  • Colocar links para o próprio website

 

Nada como trazer algum tráfego directamente do Facebook para o seu site. Como? 

Ao preencher os dados da sua empresa preste atenção ao campo “Breve descrição”, aqui pode colocar uma frase resumida sobre a sua empresa e acrescentar o URL do seu site. O link ficará em destaque bem no topo da sua página. Não se esqueça de utilizar várias palavras chave que identifiquem o seu negócio, pois o Google valoriza bastante a informação disponibilizada na descrição das páginas. 

 

Link para o site na página do Facebook

 

  •  Não deixe de usar call to actions

 

 Antigamente, o Facebook não gostava que páginas aproveitassem o generoso espaço da imagem timeline para “falar” aos seus fãs, mas as regras mudaram, agora as páginas já podem adicionar call to actions nas suas imagens de timeline, e com o destaque que estas imagens têm, há que aproveitar. 

Call to actions na Timeline

 

Não se esqueça de usar boas imagens e apostar num design atractivo. Se não dominar suficientemente bem a arte de criar boas imagens procure a ajuda de especialistas.  Na Transglobal disponibilizamos serviços de design para o ajudar sempre que precisar. 

 

  • Descreva a imagem de destaque na timeline

A imagem de timeline está sempre presente no início da sua página, e como tal, é uma das imagens mais clicadas da sua página. Escolha uma imagem relacionada com o tema da sua página ou negócio e não se esqueça de adicionar uma descrição, call to action ou link para o seu site na descrição desta imagem aproveitando mais uma oportunidade de contacto com os seus fãs.

 

Adicione uma descrição à foto do timeline

  

  • Use o logótipo como imagem de perfil

A imagem de perfil pode ser mais pequena mas não deixa de estar muito presente em todo o Facebook. Sempre que partilha um post, responde a uma mensagem ou um dos seus posts é partilhado a imagem de perfil está sempre visível. 

O ideal é aproveitar este destaque para incluir o seu logótipo permitindo que este esteja presente junto de todos os conteúdos que partilhar. 

 

Imagem de Perfil

  

  • Utilize destaques

Se tiver um post importante com uma foto grande que queira destacar coloque-o em destaque. Basta clicar na pequena estrela no canto superior direito (ver imagem acima) do post para destacar o post e apresentá-lo em tamanho XL. Utilize boas fotos nos seus destaques e evite imagens pequenas que fiquem pixelizadas quando ampliadas.

 

Se com estas dicas não se sentir à vontade para continuar a gerir a sua página, fale connosco. Gerimos várias páginas oficiais de Facebook  e podemos ajudá-lo a gerir a sua.